Suco puro de fruta: saudável ou não?

O suco de fruta foi visto uma vez como parte de uma dieta saudável, mas hoje é muitas vezes visto como fornecendo pouco mais do que uma dose elevada de açúcar. Cada vez mais, os sucos de frutas são vistos como alimentos de lixo, e o consumo está caindo.

Mas, como argumentamos no nosso jornal recentemente publicado, o sumo de fruta não deve ser cortado das nossas dietas. As principais razões para não consumir fruta são que envolve esforço e muitas vezes é inconveniente. Mas o sumo de fruta evita os problemas dos frutos intactos, ao mesmo tempo que fornece a mesma gama de produtos químicos que promovem a saúde.

A maioria de nós já ouviu dizer que deveríamos comer cinco porções de frutas e legumes por dia. No entanto, vários inquéritos mostraram que poucas pessoas cumprem este objetivo com as receitas fitness para dar energia. Isto apesar da carga Global do estudo de doenças concluir que uma dieta pobre é responsável por uma em cada cinco mortes e sugerir que maiores benefícios para a saúde podem resultar do aumento do consumo de grãos inteiros, nozes, frutas e legumes, em vez de se concentrar na redução da ingestão de açúcar e gordura.

A investigação mostrou que beber sumo puro pode ser bom para nós. O estudo financiado pela Comissão Europeia, revelou que o menor peso estava associado a uma maior ingestão de frutas, legumes e suco de frutas. Enquanto um levantamento nutricional nacional nos EUA descobriu que os adultos que bebem suco puro estavam em menor risco de obesidade e tinham melhor sensibilidade à insulina.

Bebidas açucaradas

No entanto, apesar destes benefícios, vários grupos de pressão e outras organizações ainda sugerem que o sumo não deve fazer parte da nossa dieta. Mas as suas preocupações baseiam-se numa analogia com bebidas gasosas açucaradas, e confusão sobre o que é um sumo de fruta. O medo é que, como o suco de fruta contém açúcar que ocorre naturalmente, aumenta o risco de obesidade. Embora o sumo de fruta contenha açúcar, não deve ser visto como semelhante a bebidas contendo açúcar.

O termo “sumo de fruta” inclui bebidas adoçadas com açúcar que contêm pouco (se houver) sumo de fruta. Considerado um suco por muitos consumidores, uma porção de 240ml contém 14 gramas de açúcar e apenas 13% de suco de frutas de concentrado. As abóboras de fruta e os cordiais são, entretanto, uma mistura de polpa de fruta e xarope de açúcar. Em contraste, sumo puro de fruta é apenas que, não tem adição de açúcar.

A pesquisa mostrou que essas bebidas têm efeitos muito diferentes em nossos corpos. Um estudo conjunto americano e chinês de cerca de 200.000 pessoas descobriu que beber suco de fruta adoçado aumentou o risco de diabetes, enquanto beber suco de fruta puro não. Enquanto outro mostrou que, enquanto as bebidas açucaradas aumentam o peso das crianças ao longo de seis anos, o fruto puro não.

Os sumos contêm muitos nutrientes benéficos para a saúde-como a vitamina C, Os polifenóis e os carotenoides – que ocorrem apenas em quantidades limitadas nas bebidas açucaradas com frango desfiado como fazer passo a passo. A vitamina C, em particular, tem sido associada à redução da pressão arterial, menor risco de doença cardíaca e uma maior esperança de vida para os homens.

Os polifenóis – que conferem às frutas as suas cores vermelha, púrpura e azul-têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-virais. Um resumo de 22 estudos com flavonoides (um tipo de polifenol) concluiu que uma ingestão elevada reduz o risco de morte prematura em um quarto. E a ingestão de antocianidinas – outro polifenol – reduz o risco de desenvolver diabetes.

Por último, os carotenoides (responsáveis pelos corantes laranja, amarelo e vermelho) têm sido associados a riscos de cancro mais baixos. Um resumo dos estudos relacionou-os com um menor risco de desenvolvimento de cancro oral e laríngeo. Do mesmo modo, os níveis mais elevados de carotenoides no sangue têm estado relacionados com uma taxa reduzida de cancro da mama.